Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Escola Superior da DPGE promove curso de Direitos Humanos e Fundamentais

    A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior e da supervisão da comarca de Sobral, promove o curso de Direitos Humanos e Fundamentais, ministrado pela professora e doutora Ana Maria D’Ávila Lopes, que acontecerá na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, no município do Crato, nos dias 05, 06 E 07 de junho.

    Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Escola Superior da DPGE, no telefone (85) 3278.7332 - 8616.0070

    Confira o conteúdo programático do curso:

    1. Contexto Jurídico – Político: Neoconstitucionalismo; Judicialização e ativismo judicial; Estado Cooperativo Constitucional.

    2. Direitos Humanos, Aspectos Gerais:Delimitação Conceitual; Classificação.

    3. Os Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988: A Constituição Cidadã; Lista aberta de direitos; Natureza principiológica das normas de Direitos Fundamentais; Aplicabilidade dos Direitos Fundamentais; Clausulas Pétreas; Bloco de Constitucionalidade e tratados internacionais sobre Direitos Humanos; Interpretação dos Direitos Fundamentais; Colisão de Direitos Fundamentais.

    4. Direito Internacional de Direitos Humano: Conceito; Pressuposto; Princípios; Obrigações dos Estados.

    5. Sistemas de Proteção dos Direitos Humanos: Sistema Global; Principais documentos internacionais de proteção dos Direitos Humanos; Principais órgãos e organismos internacionais de proteção dos Direitos Humanos; Sistemas regionais de proteção de Direitos Humanos; Sistema Europeu; Sistema Africano; Sistema Interamericano; Estrutura; Princípios; Procedimento; Jurisprudência.

    6. Direito Humanitário

    Serviço:

    OAB Crato:

    Av. Perimetral Dom Francisco, 380

    Bairro São Miguel

    • Publicações1491
    • Seguidores34
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escola-superior-da-dpge-promove-curso-de-direitos-humanos-e-fundamentais/120490952

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)