Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública do Ceará quer a derrubada do veto presidencial do PLP 114/2011

    A Defensora Pública Geral do Estado, Andréa Coelho, está em Brasília reunida neste momento com representantes dos Estados de Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul discutindo assuntos estratégicos para o crescimento da Instituição.

    A ida da Defensora Geral à Brasília estava prevista inicialmente para a reunião do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais, porém devido a impossibilidade da diretoria comparecer, foi desmarcada. No entanto, dada a importância da matéria a ser debatida no Congresso Nacional sobre a derrubada do veto presidencial do PLP 114/2011, Andréa Coelho manteve sua agenda em Brasília.

    A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará está buscando articular junto aos Deputados Federais e Senadores a derrubada do veto da Presidente Dilma Rousseff do Projeto de Lei Complementar 114/2011. O PLP altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para regulamentar a autonomia financeira da Defensoria Pública, prevista na Constituição Federal desde 2004. Esse projeto é de enorme importância para dar efetividade à autonomia constitucional da Defensoria Pública e possibilitar a universalização de seus serviços para todas as pessoas que necessitam.

    Atualmente os Estados investem na Defensoria Pública menos 5% dos gastos totais do sistema de justiça no Brasil. A maioria da comarcas brasileiras conta com a presença de juízes e promotores, mas não com a Defensor Público que promove a defesa do cidadão carente.

    Regulamentar a autonomia da Defensoria Pública é um passo importante para levar esse serviço a todos os cidadãos carentes do país. Por isso é imperativo que o veto presidencial seja derrubado, restabelecendo a vontade do Congresso Nacional.

    "As Defensoria de todo Brasil estão buscando articular junto aos Deputados Federais e Senadores a derrubada desse veto, já que o PLP 114 é de grande importância para a categoria." ressaltou a Defensora Geral Andréa Coelho.

    Agenda em Brasília

    Amanhã, quarta-feira, dia 6, a Defensora Pública Geral participa do Seminário sobre a LRF e irá visitar os deputados federais no nosso Estado, tendo inclusive enviado por email um documento relatando o assunto.

    É importante ressaltar ainda que a Defensoria Pública do Ceará autorizou a liberação dos defensores públicos que requereram para comparecer em Brasília durante o Seminário sobre a LRF.

    • Publicações1491
    • Seguidores34
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-do-ceara-quer-a-derrubada-do-veto-presidencial-do-plp-114-2011/100328553

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)