Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas, apura denúncia sobre diminuição de pessoas em situação de rua durante a Copa das Confederações

    Na tarde da última terça-feira (18/06), a Defensoria Pública Geral do Estado, por meio do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), recebeu por parte da Pastoral do Povo da Rua, do Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Rua e do Movimento Nacional do Povo da Rua denúncia de grande diminuição do número de pessoas em situação de rua em Fortaleza no período que antecede a Copa das Confederações.

    De acordo com os Defensores Públicos que atuam no NDHAC, Régis Pinheiro e Amélia Rocha, representantes das três entidades que estiveram na Defensoria afirmaram que não é possível identificar a autoria, ou seja, quem seria o responsável por retirar das ruas essas pessoas.

    A ata da reunião ocorrida no NDHAC foi encaminhada para a Superintendência da Policia Civil e para a Chefia da Assessoria Jurídica do Ministério Público Militar, dando conhecimento dos fatos e solicitando providencias naquilo que lhes competiam.

    Na quinta (20/06), o NDHAC reuniu-se com representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República e com a Coordenadoria Especial de Direitos Humanos do Gabinete do Governador. Na sexta (20/06), a Defensora Pública Amélia Rocha realizou visita a municípios da região metropolitana juntamente com o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos das Pessoas em Situação de Rua e Catadores de Material Reciclável.

    “O que mais intriga nesse caso é que mesmo com a visível diminuição de pessoas nas ruas, não há qualquer indicio de onde elas estejam e nem dos motivos de tal fato. E nem tampouco há informações de que existam programas públicos de acolhimento nesse sentido.”, afirmou a dra Amélia. Um dos principais desafios a concretizar os direitos das pessoas em situação de rua é superar a sua invisibilidade, seja ela fática, técnica ou jurídica. E cabe a Defensoria Pública dar voz a essa invisibilidade.

    Por meio do procedimento preparatório n. 01/2012, o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (NDHAC) vem acompanhando e diligenciando a proteção dos direitos humano das pessoas em situação de rua, o que tem resultado em inúmeras ações. Uma delas, a audiência pública realizada em abril deste ano no auditório da Instituição sobre a violência sofrida pelas pessoas em situação de rua.

    Informações para a imprensa:

    Joanna Cruz / Déborah Duarte

    Assessoria de Comunicação

    Defensoria Pública Geral do Estado

    3101.4372 / 8724.2277

    • Publicações1491
    • Seguidores34
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-publica-por-meio-do-nucleo-de-direitos-humanos-e-acoes-coletivas-apura-denuncia-sobre-diminuicao-de-pessoas-em-situacao-de-rua-durante-a-copa-das-confederacoes/100581542

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)